quinta-feira, 21 de maio de 2009

Pesquisa sobre webquest

FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências – EAD
Unidade Pedagógica: Conceição do Coité
Disciplina: Educação e Novas Tecnologias
Curso: Normal Superior
Alunos: Cleide Cerqueira, Edineuza Andrade, Ester Andrade, Maria Nilva Lima, Neila Oliveira.
Data: 16 de maio de 2009
Tutora: Sandra Maria Ferreira de Souza
Etapa: 3



PESQUISA SOBRE WEBQUEST E SOCIALIZAÇÃO DE ENDEREÇOS NO AVA E NO BLOG


A Webquest é um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da web, ou seja, é uma ferramenta que permite adquirir informações a partir da internet com fins educativos.
Foi proposto por Bemie em 1995 e hoje já conta com mais de dez mil páginas na web, com propostas de educadores de diversas partes do mundo. A webquest contribui com a aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber. Estimula a pesquisa e o pensamento crítico. É um ambiente interativo, facilitador de aprendizagem.Ele oferece oportunidades concretas para o desenvolvimento do conhecer que favorece o aprender a aprender


Ao acessar a webquest, http://tecnologicaeducação.pro.br/revista/ encontramos uma reflexão sobre as contribuições da webquest, sua metodologia e problematização. Possuem resumo, palavras – chaves, introdução, atores conhecidos, uso educacional, modelo de webquest e considerações finais. Não é um webquest chamativo, pois só possui textos escritos e nenhuma ilustração.




Neste endereço: www.educatic.info/index.php? A webquest possui artigos informativos sobre diversos assuntos entre eles: O gosto dos alunos pela disciplina Matemática, limites e possibilidades das TICs na educação, A televisão no contexto educativo. Neste espaço possui indicações de site no qual o seu usuário pode ampliar seus conhecimentos. Tem um vídeo que enfoca como fazer um podcast. Na página inicial possui propaganda de eventos que irão acontecer. É uma Webquest bastante diversificadas.


No site http://www.cercifaf.or.pt/ possui a webquest – Água, muito interessante trás informações sobre um tema atual que é a necessidade de economizar a água.
É uma ótima dica para ser desenvolvida com nossos alunos. Ela já vem pronta com introdução, tarefa, processo, recurso, avaliação e conclusão.


Ao acessarmos o site http://br.geocities.com/wq. Encontramos a webquest contos de fadas que tem como público- alvo, Professores da Educação Básica. Foi elaborada por: ProfªMs. Marilene Lima e orientação tecnológica: Profª Mary Grace Martins. É composto por: introdução que informa o objetivo da webquest; Tarefa que contém o que deve ser feito; Processo que informa os passos a serem seguidos; Avaliação: diz como deve ser o processo avaliativo e a Conclusão que informa em que à atividade pode ajudar.
Por meio desta Webquest você terá a oportunidade de entrar no mundo encantado dos Contos de Fadas e saber o motivo pelo qual eles persistem no tempo e espaço. Também poderá auxiliar na construção de propostas de trabalho com Contos e criação de um material pedagógico para uso em sala de aula.



Ao acessarmos esta webques, http://anossaescola.com/webque_id.asp? percebemos que ela já foi recomendada por 141 utilizadores. O tema é: Números fracionários. Ela foi elaborada por Silvia Costa, e é recomendado para o 2º ciclo. É composta por: introdução, tarefa, processo, avaliação e a conclusão. Contém imagens interessantes para chamar a atenção do aluno em participar ativamente das tarefas seguindo os passos da webquete. Portanto queridos colegas vamos colocar em prática essa atividade tão interessante e fazer com que nossos alunos aprendam de maneira prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário